segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Sofia, Veneza, Scarlett e cinema nacional

Sofia Copolla levou o Leão de Ouro em Veneza (por Somewhere), um grande feito, sem dúvida. O fato de o presidente do júri do festival – o grande Quentin Tarantino - ser seu amigo de longa data (e ex-namorado) deve ter pesado na declaração de Tarantino à imprensa, a qual enfatizava que a decisão foi unânime. Ok. Sofia tem um Oscar de roteiro original (Encontros e Desencontros, 2003), outro grande feito, mas convenhamos que a escolha de uma Scarlett Johansson aos 18 aninhos para o papel principal foi determinante, e não menos importante uma cena fundamental no roteiro, a saber, aquela em que a diva aparece de calcinha, logo no começo do filme!

PS: Scarlett atua tão bem em ‘Encontros’ que parece injusto não elogiar o que seria a colaboração da diretora. Mas, relembrando sua já nem tão curta carreira no cinema, por pior que possa ser o filme (e geralmente nem é o caso), quando é que Scarlett não está magnífica em qualquer papel?

PS2: a atriz poderia ser a salvação do cinema nacional. Basta alguma ONG descolada de meio ambiente ou de ação social (que tal o 'Nós do Morro'?!) convencê-la a vir atuar no Brasil (com cachê simbólico), em duas ou três produções anuais, e bingo: nosso cinema ressuscitaria como Lázaro, já que com Scarlett não tem filme ruim nem tempo fechado!

Nenhum comentário: