sábado, 15 de outubro de 2011

Nina Mello

Minha linda sobrinha acaba de estrear uma peça de Molière. Ela é a Jacinta em As malandragens de Escapino, adaptação de Edih Longo (do texto traduzido por Carlos Drummond de Andrade), com direção de Moisés Miastkwosky. Figurino de época e elenco impecáveis*, texto nada fácil, sem chance de embromation para os oito atores adolescentes. Tio coruja, sem dúvida, mas não sem razão!

Leon Cakoff

A Mostra de 1987 ficou comigo para sempre. Como na música de Caetano, eu ainda era alegre e jovem*. Estava com amigos na fila monstruosa, que avançava pela Augusta, para comprar ingressos para Daunbailó (Down By Law), de Jim Jarmusch. Era um domingo, começo de noite, e já tinha sido uma epopéia conseguir estacionar o carro - acabamos descolando uma vaga na garagem do prédio do avô de um amigo (que não estava presente!), nas proximidades. Mas havia outro problema: tinha outra fila, para entrar. Decidimos nos dividir, porque o filme estava para começar. Eu fiquei sozinho na dos ingressos, mas demorava, demorava... Quando finalmente chegou a minha vez, comprei e saí em disparada para a bilheteria. Que timing! A fila já andava e meus amigos estavam quase na borboleta, golaço! Conseguimos lugares bem localizados na sala entupida de gente do atual Unibanco, nem me lembro o nome que tinha na época (Nacional?). Uma sensação de vitória, de alegria, inesquecível. Mas o melhor foi mesmo o filme, filmaço em PB, com Tom Waits, Benigni e John Lurie arrebentando. Grande Cakoff, obrigado por tudo.

Trecho filme: http://www.youtube.com/watch?v=CrXj2tZbXps

* Itapuã (1991): http://www.youtube.com/watch?v=HJjeHMpzttM

Free As A Bird (1995)

Nunca fui fã de videoclipes. Aliás, mais que isso, sempre achei a grande maioria de uma cafonice atroz, mesmo nos anos 1980/90, em que eram insuportavelmente inevitáveis, onipresentes na TV. Mas esse, em gravação que reuniu os beatles remanescentes, homenagem póstuma a John Lennon, em canção de sua autoria (1977), mas nunca gravada em vida (só em fita cassete, com voz e piano) eu acho maravilhoso. A guitarra de Harrison ajuda muito. Direção de Julien Temple.

http://www.youtube.com/watch?v=UqHjXF1gUWU&feature=related

Versão fita cassete: http://www.youtube.com/watch?v=yHSFTRUekT0