sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Libertadores, Brasileirão e Champions League - algumas considerações

De 1992 para cá, foram 19 edições de Libertadores da América. Destas, times brasileiros conseguiram chegar à final em 16 ocasiões (84.2%), tendo sido campeões em nove oportunidades (56.2%). É um amplo domínio, que pode e deve aumentar – vencendo mais finais. Por tudo isso, digo o seguinte - e não é inveja de corintiano que nunca comemorou um título do torneio: acho mais difícil, bonito e bacana conquistar o revigorado Campeonato Brasileiro, o melhor (não o mais forte) torneio nacional do planeta, em que praticamente a metade dos participantes tem chances reais de título, em que há de fato 12 clubes grandes em ação, e não dois ou três, no máximo quatro, como na Europa (acho que por isso eles gostam tanto da Champions, porque aí tem muito mais graça, pelo grau maior de indefinição). E digo 'melhor' mesmo e não 'mais equilibrado', porque penso na quantidade de grandes e tradicionais clubes que o disputam, de várias cidades, suas torcidas enormes e os jogadores revelados - não há paralelo no mundo, só em termos proporcionais, na Holanda. Penso inclusive que, dado as dimensões continentais do país, o Brasileirão poderia ser maior: ao invés de 20 clubes, poderiam ser 22 ou 24 – basta diminuir um pouco os estaduais, que não devem ser extintos mas não precisam ser tão longos.

Sugestão de mudanças para a Libertadores: 1ª e 2ª divisões?

Atualmente 32 times disputam a Libertadores da América. Seria melhor que fosse dividia em duas: séries A e B, com acesso e descenso, 16 clubes em cada uma. Com cabeças de chave previamente definidos, sistema de quatro grupos de quatro classificando dois times, e a partir da aí, mata-mata até a finalíssima, em um único jogo, nos moldes da Champions League. As quatro piores campanhas da Série A caem para a B, que por sua vez promove os quatro melhores times (os semifinalistas). TV transmitindo tudo, não creio que haveria muita reação por parte da Confederação Sul-Americana.

Sugestão de mudanças para a Champions: pontos corridos?

Hoje a Champions League também começa para valer com 32 clubes. Poderia selecionar 16 para disputarem um campeonato de pontos corridos, substituindo os nacionais europeus. Haveria uma fortíssima segunda divisão com, digamos, 24 clubes, dos quais 4 ascendem. E uma interessante terceira, com mais 24, também premiando os quatro melhores. TV cobrindo tudo, seria muito legal, mas as Ligas não permitiriam. Talvez só daqui a uns 10, 15 anos, com sorte.

Neymar

Faz tempo que não falo de futebol, vamos lá. Os babacas da objetividade podem ficar tranqüilos: o Neymar vai acabar jogando na Europa, mas o fato de, aos 18 anos, ter preferido permanecer no Santos - de contrato novo e mais valorizado – é auspicioso. Agora é segurar o Ganso!