terça-feira, 8 de junho de 2010

Geneton/Nelson Rodrigues

Sensacional a entrevista (em texto) que o muito jovem Geneton Moraes fez com Nelson Rodrigues, em 1978. É longa (enorme) e maravilhosa - perguntas e respostas num nível lá em cima. Está disponível no blog do repórter no site G1, dividida em duas partes ("primeiro e segundo movimentos"), mas como não há um link direto, é preciso ir para endereço do blog: http://colunas.g1.com.br/geneton  e localizar o seguinte título: Especial / “Ao cretino fundamental, nem água”: relato de um encontro com o gênio Nélson Rodrigues (em dia de jogo da seleção brasileira !). Vale a pena.

Encolheu

A Folha de S. Paulo aumentou tanto a fonte da primeira página que me fez lembrar o Shopping News, e isso, claro, não é um elogio. Quanto às matérias, com fontes maiores, elas diminuíram bem de tamanho, como era de se imaginar - alguns colunistas, mas nem todos, perderam muito espaço. No último domingo, em meia hora, me dei por satisfeito. A impressão que passa é que a direção do jornal não quer tomar muito tempo do leitor, para não incomodá-lo - já há tantas solicitações... Acho uma postura muito tímida, pessimista. Para mim, quanto mais texto, mais matérias, melhor - saudades de quando guardava no computador várias reportagens e artigos que saiam no domingo, por falta de tempo de ler tudo no mesmo dia. Espero que seja só um problema temporário, típico de mudanças abruptas que não foram inteiramente assimiladas. Mas temo que não seja o caso, apenas perda de qualidade do conteúdo, decorrente da opção editorial minimalista. Se este é mesmo o jornal (de papel) do futuro, ele é sombrio.

Enquete 2

E quem jogou mais? Cruyff, Rivelino, Ademir da Guia, Eusébio, Zidane, Laudrup, Francescoli, Didi, Gérson, Jair Rosa Pinto, Platini, José Manuel Moreno, Zizinho, Puskas, Neeskens, Sócrates, Pedro Rocha, Bobby Charlton ou Zico? PS: Pelé, Garrincha e Maradona não contam, são incomparáveis. E em relação aos centroavantes inesquecíveis? Romário, George Best, Van Basten, Ronaldo, Di Stefano, Gerd Müller, Weah, Reinaldo, Friedenreich, Careca, Fontaine, Coutinho, Leônidas? PS2: para mim - sem ter visto todos, claro -, respectivamente: Zico e Cruyff (empate técnico)e Romário!

Enquete

Em tempo de Copa do mundo, uma pergunta: qual foi mo maior líbero de todos os tempos? Franz Beckenbauer ou Franco Baresi? De qualquer forma, ambos foram gênios do futebol. PS: Fernando Redondo não foi um líbero, mas como volante, está entre os maiores.