terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

2 livros

Li o artigo de Mario Vargas Llosa no Estadão de domingo, e me deu vontade de ler os dois escritores que ele elogia, Javier Cercas (espanhol) e Hector Abad Faciolince (colombiano). O primeiro tem livro publicado em português, Soladados de Salamina*. Faciolince ainda não, e seu 'El Olvido que Seremos', o principal tema da coluna, ainda aguarda tradução. Aliás, gosto muito das dicas do grande Llosa - ele não tem vergonha de rasgar elogios quando acha que é o caso, tão diferente daquela postura cool genérica que tomou o mundo de assalto. Lembro que foi por ele que tive contato pela primeira vez com As Benevolentes, mais de um ano antes de o catatau ser traduzido no Brasil. Llosa não faz paralelo, mas pesquisando Soldados de Salamina na internet, percebo que, assim como em As Benevolentes, o livro traz o ponto de vista do vilão/carrasco. Parece bem interessante. *tradução do jornalista Wagner Carelli.

Doc Francis

Praticamente nada de novo no documentário sobre Paulo Francis, pelo menos para quem era um aficionado, como eu. Mas o filme não deixa de ser uma bela homenagem a ele. Só lamentei não terem abordado as férias que ele fazia questão de passar sempre e apenas em Veneza e Londres, acompanhado da mulher, a jornalista Sonia Nolasco - ótimo texto, por sinal. Tinha tudo para dar num desdobramento muito bacana, do ponto de vista da viúva falando dessas viagens. E há que se registrar que ela não falou pouco no filme - toda parte final é com ela, num comovente e longo depoimento. Foi pena.

O iluminado

Uns dias atrás vi um trecho de uma entrevista com Eduardo Coutinho, nosso 'gênio do cinema direto', em que ele mandava ver numa declaração, acho que para a TV Cultura. Para o cineasta, a questão que realmente importa é que sabemos que vamos morrer um dia - algo assim - o resto é bobagem. Me deu uma grande preguiça, porque claro que a questão da consciência da morte é um tema caríssimo do ponto de vista existencial do ser humano, mas isso não significa que ela tenha de ser o grande tema na abordagem estética, artística.