sábado, 22 de janeiro de 2011

Documentário (canal National Geographic)

Impressionantes as imagens exibidas no programa Redescobrindo a Segunda Guerra, no episódio que trata da invasão da União Soviética pelos alemães, a partir de junho de 1941. No começo achei até que fossem encenações "vintage", picaretagem infelizmente comum e que assola  tantos docs de época, mas não era o caso - trata-se de imagens reais (em cores), feitas em película pelos próprios alemães (geralmente "soldados" da SS).

Que eles gravavam no front é sabido, mas o programa mostrou uma riqueza impressionante destes registros, ao longo de quase uma hora de programa: cenas de batalhas na Ucrânia e Rússia, rendições, execuções, colaborações de civis na perseguição e assassinatos de judeus, manobras dos soldados siberianos - trazidos do extremo leste para enfrentar os nazistas -, enfim, nada que lembrasse aqueles documentários com as mesmas imagens de sempre do conflito, como tantas vezes acontece com filmes sobre Pelé e Garrincha.

Tralhas Modernas

É um blog de música bem interessante, descobri há pouco. A propósito, faz tempo que quero escrever um post sobre Milton Nascimento, vou fazer isso.

http://tralhasmodernas.blogspot.com/