quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

É Proibido Proibir

Sei que está longe de ser uma obra-prima de Caetano, mas adoro essa música, tanto na versão de estúdio (em que ele recita trecho de um poema de Pessoa*), como na apresentação no teatro da PUC de São Paulo, o Tuca, pelo III Festival Internacional da Canção da TV Globo, em 1968, onde ele improvisa um belíssimo discurso contra a platéia de estudantes que o vaiavam.

http://www.youtube.com/watch?v=EeBa5AGBCkc (estúdio)

http://www.youtube.com/watch?v=mCM2MvnMt3c (discurso Tuca)

* do livro "Mensagem".
PS: os vídeos em si são fracos, valem pelo registro musical de acesso fácil.

"Don't dream It's over" - Crowded House (1986)

Link para nós, corintianos...!
http://www.youtube.com/watch?v=dZZfuCJ970w

Victor García

Ontem a TV Sesc exibiu um pequeno e interessante documentário sobre a histórica montagem de 'O Balcão' (J. Genet), em São Paulo (1969), dirigida por Victor García, importante encenador argentino de vanguarda, que veio ao Brasil a convite de Ruth Escobar, um ano antes, para montar 'O Cemitério de Automóveis' (Fernando Arrabal), que também se tornou um marco no teatro brasileiro, influenciando Zé Celso e Antunes Filho. Incrível como uma peça tão libertária e intensa tenha conseguido permanecer em cartaz por quase dois anos, em plena fase de chumbo da ditadura militar, pós AI-5.
Por sorte, sobreviveram boas fotografias em P&B da montagem, (cujo final foi alterado por García): destaque para o incrível cenário, do arquiteto Wladimir Pereira Cardoso (então marido de Ruth) -uma estrutura metálica de quase 30 metros de altura, em formato de "ovo", vazado, com vários planos. No elenco os jovens Claudio e Sérgio Mamberti, Paulo César Pereio, Célia Helena, Raul Cortez, Jonas Mello, Ruth Escobar (que assumiu o papel que seria de Cacilda Becker, que adoecera e morrera pouco antes), Jofre Soares, Ney Latorraca, entre outros - o elenco era enorme.
Os depoimentos de Mamberti, Pereio e do crítico Jefferson Del Rios são bastante esclarecedores - o diretor pensava um teatro total, em que o texto estava longe de ocupar o papel central nas encenações. García morreu precocemente em 1982, na França, aos 48 anos incompletos.

Louco Por Você

É uma bela canção de Caetano, não muito conhecida, do disco Cinema Transcendental (1979). Acho que contribuiu muito para isso o fato de ela ser exageradamente longa - é cantada inteira umas cinco ou seis vezes, um exagero. Há um bonito solo de teclado no meio das repetições, e outro, de guitarra e baixo, meio dispensável. Enfim, a canção poderia perder uns três minutos (tem mais de sete), sem prejuízo nenhum, pelo contrário. O vocal de Caetano, principalmente nos graves, como foi uma tônica no disco, soa descuidado. Segue link youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=JYcFW2qs9L4