domingo, 3 de janeiro de 2010

Frescobol

Millor que me desculpe, mas o frescobol deveria obedecer a uma pré-condição para poder ser jogado na praia numa boa: que ela não esteja cheia, ou muito menos apinhada de gente. Porque imaginar que vc pode levar uma bolada em qualquer lugar do corpo não ajuda a relaxar, e supostamente vamos a praia mais pra isso. Fico achando esse povo um bando de malas. As praias do Rio a que ele está acostumado - onde parece que inventou a coisa - mesmo tendo perdido uma parte considerável de areia, ainda são bem mais largas que a média nacional. Mas eu não estava lá, o que é uma pena pra mim - nem tanto nessa época do ano. Devo confessar que mesmo nas praias desertas acho esse esporte chato. Aliás em qualquer lugar. Viva os esportes vulgares com pontuação!! PS: durante meu tempinho na praia, cismei que um cabeludo quarentão iria me incomodar de alguma forma. Demorou um pouco, mas aconteceu: o sujeito começou a jogar frescobol todos os finais de tarde, de um jeito frenético, e até na água (!), perto de mim em qualquer circunstância... PS2 fica para um próximo verão comentar o grau de falta de civilidade de gente que leva à praia cachorros e outros animaizinhos.

Cuidado com os telejornais

Elogiei abaixo uma estação de rádio, então me chegaram do nada lembranças recentes de dois telejornais da TV aberta. É que não tenho podido acompanhar o Jornal Nacional, mas estou livre entre as 19h e 20h, aí a tentação é grande de ligar num noticiário. Mas é preciso ter um tipo de tolerância que acho que já perdi. Voltando às lembranças, um é produzido pela TV Gazeta, outro pela TV Bandeirantes. Tenho ou tinha simpatia por ambas as emissoras, principalmente por alguns programas saudosos e bem feitos que já saíram de lá, e às vezes ainda saem, mas seus telejornais... O Jornal da Gazeta produziu por quase 20 anos talvez o pior telejornal do Ocidente, com seus apresentadores sofríveis fazendo humor involuntário quase o tempo todo. Os comentaristas, com a boa exceção de Mauro Chaves, são de dar nos nervos, isso quando tb não provocam gargalhadas. As reportagens são inacreditáveis de ruins, com textos abaixo da crítica, abordagens equivocadas etc. A pauta, por sua vez, não ajuda muito... Bom, mas ele reinava praticamente sozinho no quesito ruindade, até que a Bandeirantes, há coisa de alguns anos, mudasse todo seu jornalismo na TV para colocar no ar, com alterações pontuais, o que se pode ver nesse atual formato do Jornal da Band, que está conseguindo superar a rival em todos os aspectos. O pior é que nesse telejornal não dá para rir, e é triste tb pela postura chapa-branca - além, claro, da ruindade geral dos repórteres, apresentadores, pauta, texto, tudo. Enfim, a concorrência é sempre bem-vinda e o Jornal da Gazeta terá de correr atrás para recuperar o posto, hehe

Rádio boa

Falando em estrada, já meio perto de SP, sintonizamos meio por acaso a rádio Sulamérica (FM 92.1), uma estação especializada no trânsito de São Paulo. Ontem noticiava a situação nas estradas, com boletins curtos e precisos, e programação musical entre eles. Foi uma boa surpresa notar que os repórteres se comunicam bem, se expressam bem, são fluentes e articulados (no bom sentido), algo que deveria ser trivial, mas não é. O âncora tb manda bem, com postura crítica no ponto, sem exagerar ou fazer média, enfim, fala coisa com coisa. E a seleção musical tb estava ótima. Incrível isso.

Democracia à brasileira

Na volta para SP, nos pontos de congestionamento, carros novos e velhos passando a toda pelo acostamento. Nisso o Brasil é bem democrático - o respeito ao direito de burlar continua sagrado... Argh.

Comments - agora pra valer

Sem saber, tinha deixado o blog na configuração em que só usuários do Gmail podiam deixar comentários - o que seria absurdo, mas já estava salvo assim desde o início e eu não tinha me tocado até agora. E pena que os eventuais comentários que chegaram foram perdidos. Mas agora alterei e está resolvido. Pelo menos posso fantasiar que foram dezenas, centenas, milhares hahaha! PS: Flávia, por favor, mande de novo seu comment, ok? Feliz 2010!