quarta-feira, 2 de junho de 2010

Beethoven/Tolstói

A abertura da sonata para violino e piano nº 9, em Lá maior, op. 47, também conhecida como sonata Kreutzer, é mais uma daquelas criações que só um compositor monstruosamente genial poderia conceber. Chega a dar angústia, de tão sinistra e enigmática - Beethoven da segunda fase na veia. http://www.youtube.com/watch?v=mixnMzHUYxA
Noto que o tema começa em tonalidade maior, mas o magistral acorde incial do piano é menor. Tolstói escreveu uma novela elogiada com esse nome ("A Sonata de Kreutzer"), que não li. Só mesmo Tolstói para se arriscar tanto, mas ele podia.

A surpresa da Copa será a seleção dos Estados Unidos

Uns dias atrás, recebi de uma drogaria uma tabela da Copa muito bem feita, que estava pedindo para ser preenchida. Hoje tive um tempinho e cometi minhas previsões. Para minha surpresa, feitos os chutes, a seleção dos Estados Unidos aparece nas semifinais! Isso, caso os americanos consigam eliminar a Argentina, nas quartas - o que, por sua vez, seria uma pena, porque esse time de Maradona promete um grande futebol. De qualquer forma, os EUA chegarem a uma quarta de final de Copa do Mundo já se configuraria uma bela zebra. Eis os confrontos: Inglaterra (vencedor do jogo 57) X Estados Unidos (vencedor jogo 58) e Holanda (vencedor jogo 59) X Espanha (vencedor jogo 60). O campeão? Inglaterra, na prorrogação, em final histórica contra a Holanda!