sexta-feira, 16 de julho de 2010

O Sorgo Vermelho

Outro filme excepcional é ‘O Sorgo Vermelho’ (1987), o primeiro e provavelmente o melhor longa de Zhang Yimou. A reconstituição de época também é impecável, mas desta vez a da China rural nos anos 20 e 30, numa aldeia onde impera a lei do mais forte - ou do menos fraco. Gong Li não está perfeita, está divina no papel de uma quase adolescente que acaba assumindo o negócio do marido arranjado – se não me falha a memória, uma confecção de tintas para tingimento de tecidos. A fotografia, deslumbrante, contrasta com a adversidade com que quase todos os personagens têm de lidar no dia a dia. A sequência de algumas das atrocidades cometidas pelos invasores japoneses permanece com uma das mais chocantes da história do cinema.

Fassbinder

Considero ‘Lili Marlene' (1980) um dos maiores filmes de todos os tempos. Tem um ritmo alucinante -, é um filme de ação e suspense do início ao fim - mas é também um filme ultra-romântico, violento, político. A reconstituição de época (final dos anos 30 na Alemanha) é nota mil. A trilha sonora de suspense, só à base de cordas, e aqueles closes à Sergio Leone criam um estranhamento. As interpretações beiram a perfeição, a história é fluente, e como não poderia de deixar de ser, a fotografia ocupa um papel central, meio esbranquiçada, glitter – sugere um sonho que sabemos que é realidade pura, na veia. Aliás, com um nome como esse - Rainer Werner Fassbinder, um cineasta já começa melhor que os outros. Que belo nome! Que artista!

Adjetivos, vírgulas e interjeições

No Brasil, desde pelo menos Graciliano, o adjetivo virou tabu, e seu uso passou a ser considerado coisa de principiantes cafonas. Ser um escritor "minimalista", abusar de economia de meios, virou obviamente um clichê modernoso (limar as vírgulas também). Nem as interjeições escaparam. O grande Nelson Rodrigues foi um dos poucos que peitaram o dogma. Tudo bem que ele podia, por ser um gênio da língua, mas no fundo todo mundo pode - sabendo usar, não vai faltar! Eu adoro adjetivos, vírgulas, e estou me lixando para os dogmas, ao menos estes!