domingo, 19 de dezembro de 2010

Pois é

Em editorial e título na primeira página, a Folha de S. Paulo faz um elogio rasgado à Era Lula, que vai chegando ao fim neste final de 2010. Respectivamente: "Saldo favorável" e "Lula entrega país melhor, mas imposto é recorde"*. Nada a questionar**, mas o governo Fernando Henrique Cardoso fez bem mais em relação à situação econômica, social e política que herdou em 1994, e não me recordo de nenhum elogio perto do final do seu segundo mandato, em dezembro de 2002 - nem da Folha nem de nenhum outro veículo.

Só o fato de ter acabado de vez com a inflação, reerguido o salário mínimo, além das (infelizmente tímidas) privatizações e saneamento do sistema bancário, já seriam motivos mais que suficientes, mas só se lembrava do "apagão" - pecha que foi devidamente amplificada por Lula (e Duda Mendonça), que não pode nem nunca pôde reclamar da grande imprensa, ainda que sempre o faça, com as intenções autoritárias de sempre.

Deve ser porque, naquela época, pegava mal elogiar. Melhor assim, mas que isso seja fruto de um amadurecimento da crítica, e não de preferências ideológicas da hora.

* Criticar o aumento dos impostos - como são implacáveis esses jornalistas nos anos Lula, hehe!

** As instituições sofreram seguidos ataques e não passaram imunes - nesse sentido, o país piorou.

Harrison

Sei que é chover no molhado, mas que canção inacreditável é While My Guitar Gently Weeps (1968), ouço agora. O início cortante. A melodia sem floreios. A voz de George, que não sugere felicidade nem desespero, mas resignação. O solo de Eric Clapton, um dos pontos altos da guitarra em todos os tempos. Tecnicamente é uma das duas ou três melhores dos Beatles, senão for a melhor.

http://www.youtube.com/watch?v=F3RYvO2X0Oo