sábado, 17 de julho de 2010

JB

O começo da decadência do Jornal do Brasil, a partir do meio para o final dos anos 1980, coincide com o declínio da hegemonia cultural do Rio e a definitiva ascensão de São Paulo na cultura brasileira. Paralelamente, a Folha acabou segurando o bastão de jornal mais influente, mas nunca chegou nem perto do prestígio e do padrão classe A dos textos do jornal carioca. Hoje, quase na década de 10 do século 21, São Paulo se consolidou como “a” cidade hegemônica do país (Marina e Lobão que o digam), mas os jornais já nem têm tanta importância, ou melhor, têm cada vez menos importância, e é uma questão de tempo para que todos eles deixem de circular em papel. Até aí tudo bem, porque poderão existindo on line. O triste é ver um veículo importante ir definhando aos poucos até ficar irrelevante, por isso o fato de o JB impresso deixar de circular a partir de setembro não faz a menor diferença.

Caso Bruno

Pelo que pude acompanhar do caso Bruno, se ele estiver disposto a gastar seus milhões (que nem devem ser tantos assim), contratando um grande criminalista, pode se safar. E é bom lembrar que mesmo uma condenação de 10, 15 anos, no Brasil pode se transfomar facilmente em uma pena de dois, três anos... A ver, mas não duvido que o goleiro, que tem 25 anos, ainda volte ao futebol.

Will Ferrel

Já ‘Escorregando para a Glória' (2007), comédia besteirol sobre o mundo da patinação no gelo, não poderia ser mais diferente de Sorgo e Lili, mas, à sua maneira, é um bom filme. Uma inusitada dupla masculina, formada pelos ex-inimigos Will Ferrell e Jimmy Jon Heder, tenta o ouro olímpico em meio a sabotagens e contratempos. O filme brinca com clichês do politicamente correto com originalidade, o roteiro não perde a graça nunca, e o resultado é que se ri muito, sem culpa. O elenco todo manda bem, mas Will Ferrel está genial no papel do campeão gordo e viciado em sexo. Hilário!