quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Série

O piloto da nova série da HBO, Boardwalk, custou 20 milhões de dólares e foi dirigido por Scorsese. Foi escrito por Terence Winter, um dos principais roteiristas da Família Soprano, o que é bem mais que uma credencial, já que a série era soberba. Steve Buscemi faz um gangster da época da Lei Seca americana, nos anos 20, que é baseado num personagem real. Quem viu diz que vai marcar época, tanto quanto os Sopranos. Não duvido. A ver.

Nova TV Cultura

A TV Cultura mudou sua programação, e mudou para melhor, não há má vontade no mundo que impeça alguém de reconhecer o avanço. Muita coisa boa, mas destaco o novo Metrópolis, que deixou de ser aquele oba-oba habitual da cena artística paulistana, com cara de assessoria de imprensa, aumentou de tamanho e virou um programa analítico, com um apresentador que entende do riscado. O jornalismo também saiu do marasmo, e há bons enlatados da BBC sobre ciência, além dos filmes (recentes) da Mostra, duas vezes por semana. O programa Login foi mantido e é bem acima da média - não duvido que a jovem dupla de apresentadores - fluentes e talentosos - já esteja sendo assediada pela concorrência.

Se...

Na microbiografia de Rimbaud escrita por Edmund White, ficamos sabendo que o poeta - aos 20 anos e já com sua obra literária terminada - tentando combinar seu gosto por viagens com a necessidade de se sustentar, se ofereceu como tutor para famílias ricas em alguns países da Europa. Era 1874. Não conseguiu nada e acabou viajando por conta própria para a África oriental e Iémen, lugares bem inóspitos na época e onde, como era previsível, não teve vida fácil. Me ocorreu que ele poderia ter pensado no Brasil - haveria de conseguir alguma coisa no Rio da corte de Dom Pedro II. Talvez se animasse a continuar na poesia. É uma hipótese.

Caetano de volta ao batente

Leio no Estado que Gal Costa gravará um disco com inéditas de Caetano. O compositor já teria seis canções prontas, e ainda vai escrever mais algumas. Essa notícia alegrou meu dia - Caetano voltando a compor a todo vapor. Já foi dito neste espaço que esta parceria é um dos grandes acertos da MPB. Só espero que a inspiração de Caetano esteja num registro diferente daquela presente no álbum "Cê".