quinta-feira, 15 de abril de 2010

Young Beethoven

Gosto muito da primeira fase de Beethoven, especialmente a música de câmara do período (1792 a 1802). Nesta primeira fase, Beethoven tentava se aproximar e ao mesmo tempo superar a música de Mozart, que tinha acabado de morrer e era seu ídolo. Como o alemão já era um gênio mesmo antes de encontrar inteiramente sua própria voz, é como ouvir um Mozart - ao menos na música de câmara - que pudesse ter vivido por mais uns dez ou doze anos, algo maravilhoso. Não que soe como uma cópia, é que esta evocação se dá num nível altíssimo, e mais do que simples evocação, percebe-se um tipo de diálogo entre as duas obras - Beethoven já tinha conseguido o mais difícil, que era criar uma música à altura da de Mozart, por inacreditável que fosse. É fascinante, e nem sempre devidamente valorizado pela crítica especializada, que prefere - não sem razão - exaltar o muito que estava por vir.

Sonata para piano e violino nº 5, Op. 24, com os solistas Henryk Szeryng (violino) e Arthur Rubinstein (piano).

1º Mov: http://www.youtube.com/watch?v=mAcWGVC4Nqc&feature=fvsr
2º Mov: http://www.youtube.com/watch?v=cmuNr7yqapE&feature=related
3º e 4º Movs: http://www.youtube.com/watch?v=O5zh1OLgZDc&feature=related

Concerto para piano nº 3, em Dó menor, Op. 21, com Artur Rubinstein (só no primeiro movimento).

1º Mov: http://www.youtube.com/watch?v=FetACZlj0_0&feature=related
2º Mov: http://www.youtube.com/watch?v=wS43offEZQE
3º Mov: http://www.youtube.com/watch?v=s8lDnXgRvkI&feature=related

Trio nº 3 em Dó Menor Op. 1
1º Mov: http://www.youtube.com/watch?v=wY-s2R4zqiQ&feature=related

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