sábado, 19 de dezembro de 2009

Villa jovem, folk, de Falla e rádio no celular

Sempre achei que não gostava muito de Villa-Lobos, mesmo sendo ele meu compatriota, que coisa né? Mas eis que, graças ao ótimo Gilberto Tinetti e idem seu programa Pianíssimo, na Cultura FM, na semana que homenageava o cinquentenário da morte do compositor, há um mês, tive acesso a uma peça extraordinária de Villa (vou procurar depois para citar, está arquivado no meu cel), composição de câmara ainda dos anos 1910. De arrepiar e pasme, até de me provocar orgulho, esse perigosíssimo sentimento que tanto estrago faz por aí. À época, o folclore não o intimidava, ou pelo menos ainda não dava as cartas em sua obra, alívio. Mas diga-se que essa praga não começou aqui no Brasil, claro que não. O grande Manuel de Falla, seu contemporâneo e um dos meus ídolos na adolescência, tb não resistiu a ela, ainda que isso não tenha causado maiores danos ao seu gênio e à sua obra, como acho que foi o caso com meu conterrâneo. PS: quero registrar que, depois de muitos anos (e sem rádio no carro porque cansei de ser roubado e não tinha nenhum até bem pouco tempo) o rádio acessível ao celular me fez voltar a ouvir este básico, belo e prosaico meio de comunicação (pena que só FM), e fico feliz de ter de nuevo Tinetti e idem o ótimo e querido Lourenção ao meu alcance (além da transmissão de futebol que invadiu as FMs, para o bem dos sem TV por assinatura como eu, demorou!), tks Nokia!

Nenhum comentário: