terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Oliver Stone

Como ele filma bem, de se tirar o chapéu. Mesmo não rezando de sua cartilha ideológica, meio a Michael Moore, admiro muito esse cineasta. E a crítica à guerra do Vietnã que ele faz em Nascido em 4 de Julho* (1989) é perfeita, irretocável. Atuação maravilhosa de Tom Cruise. Ontem de madrugada passou na TV, vi só a parte final, mas foi o suficiente para ter ficado muito impressionado, porque não tinha visto o filme. As cenas da manifestação dos ex-combatentes no comício de Nixon, em 1972, em que o presidente americano disputava reeleição, é soberba - várias ações acontecendo ao mesmo tempo, mas com uma edição de áudio original, em que não se consegue ouvir bem os diálogos no meio daquela confusão, criando uma tensão insuportável.

PS: A última vez que tinha notado uma condução de áudio tão interessante foi com Glauber, nas cenas finais de Terra em Transe (1967), em que o som é suprimido, causando um vazio, um estranhamento.

* Stone ganhou o Oscar de melhor diretor, e seu filme também recebeu a estatueta pela edição. Tom Cruise perdeu para Daniel Day-Lewis (Meu Pé Esquerdo), e o próprio 4 de Julho foi derrotado por Conduzindo Miss Dasy na disputa de melhor filme.

Nenhum comentário: