quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Minha Seleção Brasileira de todos os tempos * reservas entre parênteses ** esquema 4-4-2

Taffarel (Gylmar), Carlos Alberto Torres (Leandro), Luis Pereira (Mauro Galvão), Roberto Dias (Domingos da Guia ou Aldair) e Nilton Santos (Roberto Carlos ou Odirlei). Toninho Cerezo (Piazza ou Zito)), Didi (Gérson), Pelé (Zizinho) e Zico (Rivellino ou Ademir da Guia). Garrincha (Careca) e Ronaldo Nazário ou Romário (Reinaldo). Timaço! Melhor que isso só entrando Maradona, Beckenbauer (Baresi), Cruyff , Neeskens, Puskas (Van Basten) e Zidane, só não sei como!

14 comentários:

PC Filho disse...

Oi, Luzíada!

Muito obrigado pelo elogio ao meu blog. Fiquei lisonjeado, até porque vim aqui e percebi que também escreve muito bem.

Belíssima Seleção Brasileira a que você montou. Eu escalaria diferente, mas acho que cada brasileiro teria seu próprio escrete.

Para não fugir da raia, aí vai a minha, também no 4-4-2.

Castilho; Carlos Alberto Torres, Lúcio, Domingos da Guia e Nilton Santos; Gérson, Didi, Rivellino e Pelé; Garrincha e Romário.

Reservas (com 12 hehehe): Gilmar; Cafu, Aldair, Luis Pereira e Roberto Carlos; Zito, Zizinho e Zico; Ademir Menezes, Romeu Pelliciari, Leônidas da Silva e Ronaldo.

O técnico seria o Telê.

Claro que deixei 100 nomes merecedores de fora... mas faz parte, né?

Abraços,
PC

Anônimo disse...

Odirlei???, Zé Maria, Roberto Carlos, Cerezo???
Veja uma SBTT (4-3-3):
Gilmar SN (Castilho), Djalma Santos (Carlos AT), Aldair (Oscar), Lucio(Domingos da Guia), Nilton Santos (Branco), Zito (Falcão), Didi (Gerson), Pelé (Zico ou Zizinho), Garrincha (Jairzinho), Tostão (Romário) e Ronaldo Nazario(Rivelino).
(4-4-2)
Entra Falcão e sai qq um dos atacantes (com exceção do Garrincha).
Lembranças: Carlos (goleiro), Zagalo, Pepe, Julinho.
sds,
Jaime.

O Luzíada disse...

Jaime, o Odirlei é quase uma provocação minha, porque ele foi um lateral genial no apoio (marcava bem tb) e deveria ter jogado a Copa de 78 (o Coutinho improvisou um Edinho de 20 anos, a outra opção era Rodrigues Neto..) mas sempre foi ignorado, num tempo em que não jogar nos grandes de Rio e SP praticamente excluia o jogador. Aliás, ainda havia um forte barrismo a favor dos cariocas, que só foi diminuindo a partir de Telê Santana, no começo dos anos 1980. Sócrates - ainda no Botafogo de Ribeirão - e Falcão tb tinham que ter ido à Argentina, mas há muito mais exemplos. O Djalma Santos, mesmo não tendo o visto jogar, eu tenho dúvidas que jogou mais que o Leandro, mas aceito que poderia estar no lugar do Zé. Sua seleção é muito boa, abraço!

O Luzíada disse...

PC, obrigado por ter gostado daqui, volte sempre. Sua seleção tb é ótima, e vc lembrou bem, eu me esqueci de escolher um técnico, e claro, estou com vc, tinha que ser o grande Telê, abraço!

O Luzíada disse...

PS: PC, deixar o Zico na reserva só pode ser coisa de Tricolor, hehe!

PC Filho disse...

Tentei escalar o Zico, juro.

Mas olha o meio-campo: Gérson, Didi, Rivellino e Pelé. Muito difícil tirar alguém! hehehehehehe!

O Luzíada disse...

Estou fazendo uma correção. Tinha me esquecido simplesmente do grande Carlos Alberto Torres, que passa a ser o titular da lateral-direita. Seu reserva é Leandro.

Anônimo disse...

Luzíada,
quanto ao Odirlei, acho que foi um bom jogador, mas na minha opinião colocaria na frente dele: Nilton Santos, Branco, Marinho Chagas, Vladimir, Rodrigues Neto. Mas, taí, o Odirlei fica na frente do avenida Júnior. O RC não me agrada, sempre foi muito presepeiro.
Concordo com você, o Edinho na lateral NÃO, mas na zaga ia muito bem.
Acho que realmente não dá pra colocar o Zico na titular, mesmo um RN fanático há de concordar. O Leandro era muito bom mesmo (na LD ou na ZC).
Havia esquecido do Sócrates (cabe nas menções).
Técnico: Zagalo (Feola), treinadores dos títulos mais significativos da SB.
sds,
Jaime.

O Luzíada disse...

Jaime, tendo a te dar razão em tudo, mas quanto ao RC, mudei de idéia recentemente - ele realmente joga muito, voltou a jogar como na época de Palmeiras e União S. João. Já o Marinho (assim como a Avenida Júnior!), sou fã, mas acho que ele, defensivamente, deixava muito a desejar, nisso o Waldimir era perfeito e tb apoiava muito bem, acho que não coloquei para não parecesse corintianismo meu. Bom, vou escrever um post incluindo menções horosas e mais alguns jogadores no caso de um esquema 4-3-3, abraço!

O Luzíada disse...

Jaime, resolvi escrever esse adendo aqui nos comments, veja o que acha. Caso o esquema fosse o 4-3-3, evidente que os fenomenais Pepe e Edu teriam de entrar, assim como Julinho Botelho e Jairzinho. Dos que não entraram na lista dos 25, menções mais que honrosas para Sócrates, Falcão, Tostão, Dirceu Lopes, Nelinho, Zé Carlos (volante Cruzeiro e Guarani), Claudiomiro, Toninho Guerreiro, Coutinho, Muller, Rivaldo, Marcelinho Carioca, Alex (Palmeiras), Renato (Pé Murcho), Manfrini, Quarentinha, Marinho Chagas, Dida (Fla), Jorginho, Wladimir, Cafu, Andrade, Dirceu, Zé Maria, Toninho (Flu), Leônidas da Silva, Friedenreich, Tim, Batista, Adílio, Mozer, Ademir Meneses, Bebeto, Zenon (período Guarani), Castilho, Renato Gaúcho, Enéas, Valdo, Serginho, Roberto Dinamite, Carlos (perído Ponte), Oscar (idem), Marinho Peres, Romerito (não vale, é estrangeiro!), Figueroa (idem!), Dario Pereira (idem!), Jorge Mendonça, Edmundo, Jair Rosa Pinto, Bauer, Canhoteiro, Leão, Tesourinha, Dino Sani e muitos (mas nem tantos) outros. Mas dois nomes, quase sempre superestimados, NÃO entrariam JAMAIS na minha lista: Zagallo e Paulo César Lima! abraço Marcelo

Jaime disse...

Luzíada, a sua lista de menções é brilhante. Eu simplesmente sou fã de Sócrates, Falcão e de vários que vc citou. O Tostão passei a admirar ainda mais depois que virou cronista esportivo. Podemos acrescentar Manga, Paulo Victor, Dener. Com relação ao Zagallo e ao PC Caju, concordo que o Zagallo é superestimado pela midia, mas teve grande valor, pois veja: jogou numa das duas melhores SBTT e treinou a outra. Além disso, jogou em 62. Em 74 foi muito mal. De lambuja, foi motivador em 94 e 98 e sabe inventar frases com 13 letras (isso deve servir para alguma coisa). Já o PC Caju jogou muito em clubes, pisou na bola em 74, mas ajudou em 70.
Aproveitando que vc citou uns estrangeiros, seguem mais alguns nomes: Pedro Rocha, Doval, De Leon, Gamarra, Tévez e um atual que eu gosto muito, o Conca.
Abraços, Jaime.

O Luzíada disse...

Pc, nomes perfeitos para complementar os estrangeiros! E ótima lembrança do grande Dener - é uma honra pra mim que vc tenha gostado da lista, porque sei que estou lidando com um expert, grande abraço PS: gostou das minhas seleções paulista e carioca que escrevi no seu blog? Depois que escrevi fiquei pensando, só o Brasil mesmo para ter tanto gênio, isso em apenas dois Estados, e com certeza faltando muita gente... Depois vou te mandar um link do post em que reflito sobre a Libertadores, Champions e Brasileirão.

O Luzíada disse...

PC. Sobre o Caju, eu via muio Canal 100, tapes e tal, e sinceramente, taí uma coisa que discordo dos amigos cariocas: eu não acho que ele jogava tanta bola assim! Mas respeito sua opinião.

Anônimo disse...

Saudações, minha Seleção:

Gilmar; C. A. Torres, D. da Guia, Luis Pereira, Nilton Santos; Falcão, Didi, Zico; Garrincha, Pelé e Romário.

Reservas: Leão, Taffarel; M. Ramos de Oliveira, Djalma Santos, Roberto Carlos; Zito, Gérson, Zizinho, Rivellino; Ronaldinho, Neymar e Ronaldo.