sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Mozart/Beethoven

Sempre achei que os musicólogos subestimam a diferença de idade entre esses dois grandes gênios da humanidade (não escrevo gênios 'da música' porque acho meio limitante, assim como acho bobagem dizer que Einstein, Kepler e Galileu são gênios 'da física', por exemplo. Idem para Platão, Shakespeare, Bach, Dante, Camões etc etc). E ela é bem pequena, já que Mozart nasceu em janeiro de 1756 e Beethoven em dezembro de 1770, ou seja, pouco menos de 15 anos. O fato de Mozart ter morrido aos 35 para 36, quando Beethoven estava para completar 21, talvez explique em parte essa omissão (lembremos tb que Mozart já compunha peças importantes desde muito cedo, e Beethoven não, então é como se a diferença de idade fosse maior). Beethoven ficou orfão de sua principal influência, mas isso talvez tenha sido essencial para que ele pudesse superá-la, o que de fato ele conseguiu, já que encontrou seu caminho e enriqueceu a história da música (mas afirmar por isso que o compositor alemão é superior ao austríaco acho precipitado, além de inútil). Até aí nada a questionar. O que me intriga, e acho, sim, um assunto subestimado pelos musicólogos sérios (talvez não se interessem porque seria mera especulação, mas que seja, e daí?!) é como poderia ter sido a carreira de Beethoven se Mozart tivesse tido uma vida menos curta, ou até longa para a época (vamos considerar a hipótese que Mozart vivesse até os seus 63 anos, 1819 portanto, apenas oito antes da morte de Beethoven). Aliás me intriga também (e até mais) o que Mozart teria criado, até onde teria chegado - se o romantismo que ele já insinuava predominaria etc, é fascinante conjecturar, não duvido que antecipasse o próprio dodecafonismo, hehe! Mas voltando ao gênio alemão. Ele teria conseguido criar o próprio estilo com a sombra do seu ídolo tão próxima (Viena) e por tanto tempo? Gostaria de ter lido um belo ensaio do grande Alfred Einstein sobre isso, mas acho que não rolou! Voltarei ao assunto, porque talvez em breve me arrisque a fazê-lo.

Nenhum comentário: