quarta-feira, 27 de abril de 2011

Ronaldo comentarista e outro fenômeno

Se fosse efetivado, seria, de longe, o melhor comentarista de futebol da TV brasileira. Numa atividade em que reina o lugar comum (nas melhor das hipóteses), Ronaldo deu um show de inteligência e franqueza na transmissão de Real Madri X Barcelona, hoje, pela Globo.

PS: O segundo gol do Barça, de Messi (que também marcou o primeiro) foi de antologia. Me lembrou muito a memorável jogada de Maradona no gol de Caniggia, que eliminou o Brasil da Copa da Itália, em 1990, ainda nas oitavas de final. Só que hoje Messi fez tudo sozinho, com direito a marcar com o pé ruim, o direito, já caindo (assim como Maradona, célebre canhoto, já caindo, deu com o pé direito o passe milimétrico para Caniggia marcar). Genial.

Eu, que sempre relutei em compará-lo a seu grande compatriota, começo a me render. Compare abaixo as duas jogadas.

Maradona (1990): http://www.youtube.com/watch?v=euCgxfPuZIc
Messi (hoje): http://www.youtube.com/watch?v=a0n8EpWI_Rw

PS2: Duro ter de ouvir aqui e ali (não na Globo, verdade seja dita) os clichês mais surrados da “Barcelona republicana e contestadora”, e “a Madri da realeza, do governo centralizador, castrador” etc., como se a Espanha tivesse parado no tempo e Madri não fosse o que já é há muito tempo – uma cidade absolutamente livre e vibrante. Haja.

Nenhum comentário: