sábado, 15 de janeiro de 2011

Café Soçaite (1955)

Para fechar os posts musicais de hoje, um samba de breque de primeira, de Miguel Gustavo, que ficou famoso na voz de Jorge Veiga. Gustavo era colunista social conhecido no Rio e compositor de jingles que marcaram época. Teve parecerias com o grande Bezerra da Silva. Saboreou o sucesso com Café Soçaite - meu pai adora e me sugeriu.

Mais tarde, compôs o famosíssimo hino do Brasil tri-campeão na campanha do México, em 1970 (venceu o concurso para o evento) - "Todos juntos vamos, pra frente Brasil, salve a seleção (...)". Não duvido que tenha se queimado, por ter coincidido com o período mais sombrio da ditadura militar. Morreu dois anos depois, aos 50 anos incompletos.

Não consegui a música no Youtube (só um trechinho com Bethânia, mas muito curto), então vou com a letra, deliciosa, na íntegra:

Doutor de anedotas e de champanhotas,
Estou acontecendo no café soçaite,
Só digo enchanté, muito merci, all right,
Troquei a luz do dia pela luz da Light.

Agora estou somente contra a Dama de Preto,
Nos dez mais elegantes eu estou também,
Adoro riverside, só pesco em Cabo Frio,
 Decididamente eu sou gente bem.

Enquanto a plebe rude na cidade dorme,
Eu ando com Jacinto que é também de Thormes,
Teresas e Dolores falam bem de mim,
Já fui até citado na coluna do Ibrahim.

E quando alguém pergunta como é que pode
Papai de black-tie jantando com Didu,
Eu peço mais um uísque embora esteja pronto.

Como é que pode? Depois eu conto.

Nenhum comentário: