quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Afiador de facas

Há um afiador de facas que circula por Cerqueira César e Jardim Paulista. Talvez mais de um. Dá para ouvir bem, mesmo no 12º andar. Na verdade, não sei se seu trabalho é afiar facas, mas o interessante é que ele toca um instrumento musical semelhante a uma gaita* - não seria um realejo, já que não tem manivela, e suponho que a música não é predefinida, tem de ser tocada. Voltando ao (possível) afiador dos Jardins, suas frases musicais - sem ligação aparente, entremeadas de silêncio e às vezes bastante dissonantes - soam bem.

Caso a música não seja fruto de improviso (mais interessante que não seja), fico curioso se ela veio de outro afiador, ou se cada um compõe repertório próprio, mas com características (quais?) que sempre remetam ao ofício, que o identifique à primeira audição - razão primeira do instrumento nesse contexto. Só perguntando! Ou pesquisando.

* Conversei rapidamente com um afiador, no íncio de fevereiro. O instrumento é um tipo de gaita, sim, chamada por eles de Gaita do Ary; as melodias são transmitidas pelos veteranos aos que se iniciam na profissão. Há uma canção conhecida de Teixeirinha, "A Gaita Velha do Seu Ary", talvez o nome venha daí (com o perdão da rima!).

Nenhum comentário: