sexta-feira, 9 de julho de 2010

Pelé - gols no Chile

Ainda a Copa. Ronaldo é o artilheiro máximo da Copas com 15 gols, mas é importante lembrar que Pelé, que marcou um total de 12, praticamente deixou de participar daquela que possivelmente seria sua Copa mais fácil, a do Chile (1962). Fácil tanto pela ausência de grandes adversários, como pelo fato de Pelé, aos 21 anos, estar no auge dos auges de sua forma física e técnica. Mas ele se machucou logo no segundo jogo, contra a Tchecoslováquia (na estréia, contra o México, anotou seu único tento, um golaço). Mas vamos supor que esta fatalidade não tivesse acontecido: Pelé teria jogado mais uma partida pela fase de grupos (Espanha), e mais três jogos – não havia oitavas de final -, a saber: Inglaterra (quartas), Chile (semi) e Tchecoslováquia (final). Seria interessante saber em que minuto Pelé se machucou contra os tchecos*. Se considerarmos que ele perdeu metade deste jogo, temos o seguinte: quatro jogos e meio. Não seria anormal que tivesse conseguido uma média de 2 gols por partida (diante das circunstâncias, é uma estimativa até bem conservadora), o que nos dá 9 gols mais! Portanto, Pelé poderia ostentar a espetacular marca de 21 gols, que seria imbatível. Um PS: o grande Coutinho também se machucou em 62, por isso não jogou, apesar de ter permanecido no grupo. Esta seria a dupla de ataque titular do Brasil, ao lado de Garrincha, mas os deuses do futebol não permitiram. Pepe também tinha se machucado, senão teria jogado no lugar de Zagallo. Com este trio e mais Pepe, a seleção teria feito pelo menos uns 30 gols naqueles seis jogos, o maior ataque da história das Copas!
PS2: os deuses também não permitiram que Romário (ainda em grande forma aos 32 anos), jogasse ao lado de Ronaldo Fenômeno na Copa de 98, outra lástima para o futebol-arte.

* De acordo com o livro do Lance!, Pelé se machucou aos 27 minutos do primeiro tempo, e voltou aos 34, só pra fazer número.

Nenhum comentário: