sábado, 13 de março de 2010

Horário de verão

Já faz três semanas que acabou, mas me deu vontade de falar do horário de verão. Não gosto. Acho uma imposição desagradável. Me irrita a obrigação de adiantar uma hora do meu relógio, porque não é uma mudança qualquer, ela afeta nosso relógio biológico. Além do mais, acho meio ridícula a mensagem sublimada de que com isso teríamos mais tempo para usufruir do verão - um tipo de compensação ao belo gesto cívico -, como se todos tivéssemos a obrigação de passear ou pedalar no fim da tarde, “aproveitando a estação”. Também não ajuda saber que a mudança é inútil – a economia é irrisória, e não se justifica num país com o potencial energético como o brasileiro. Mas podia ser pior - na Europa Ocidental o horário de verão dura uma eternidade, praticamente seis meses. Enfim, fico feliz quando o período acaba, e recebemos aquela hora de volta. PS: o verão já está no final, mas as temperaturas voltaram a ficar lá em cima em SP, com máximas em torno dos 32°C, e mínimas que não ficam abaixo de 22°C - precisamente agora, 18h08, faz 30°C. A novidade é uma umidade do ar preocupantemente baixa em boa parte do dia, inferior a 35%.

Nenhum comentário: