segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Spielberg e Santos

Voltando aos posts da cenas, tem uma que lembrei depois, absolutamente essencial para minha vivência cinematográfica. A parte final de Os Caçadores da Arca Perdida, quando os rostos, as cabeças daqueles que ousaram olhar para a arca recém-aberta começam a derreter. Ainda adolescente, fiquei tão excitado e surpreendido com o que via que decidi ficar na sala para assistir a sessão seguinte, só para poder revê-la o mais rápido possível, primeira e única vez que fiz isso na vida (para isso, ajudou muito ter ido ver o filme sozinho - acho que por isso prefero ir ao cinema desacompanhado). Também de Spielberg, este em plena infância* (conseguia entrar em filmes proibidos em Santos), a cena de Tubarão, em que o pescador vai escorregando para a boca do enorme tubarão branco, que o aguarda com a cabeçorra acima da superfície. Tinha uns 9 ou 10 anos, e foi como se o tempo tivesse parado naqueles 3 ou 4 minutos, e o coração fosse sair pela boca, com o perdão do clichê. Movies. * Mesmo pequenino, tb vi este filme sozinho, num cinema da Av. Ana Costa - nas minhas férias em Santos, às vezes minha tia me deixava andar por minha conta (mas nenhum risco!).

Nenhum comentário: